Diabetes é uma doença que acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Ou seja, a diabetes acontece porque o pâncreas não consegue produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não consegue agir da forma adequada, com resistência à insulina.

Felizmente, atualmente existem muitas formas de tratamento eficazes para diminuir a quantidade de glicose no sangue, Biomass Caps é um tratamento natural muito eficiente e que tem sendo utilizado por muitas pessoas, podendo até mesmo prevenir que uma “pré-diabetes” venha a se tornar diabetes de fato.

Exames para diagnosticar a diabete

Glicemia de jejum

Glicemia de jejum é um exame para medir o nível de açúcar no seu sangue no momento, servindo para monitorar o tratamento de diabetes. Os valores de referência ficam entre 70 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue.

Resultados:

  • São considerados anormais, bem próximos ao limite, quando os resultados aparecem entre 100 mg/dL e 125 mg/dL, devendo ser repetidos em uma outra ocasião.
  • Já, quando os valores aparecem acima de 140 mg/dL, estes são considerados bastante suspeitos de diabetes, porém, o exame também deve ser repetido, em uma outra ocasião.

Hemoglobina glicada

Hemoglobina glicada é um exame para avaliar a fração da hemoglobina (proteína dentro do glóbulo vermelho) que se liga à glicose.

É preciso saber que durante o período de vida da hemácia (geralmente, 90 dias) a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue.

Assim, no caso dessas taxas de glicose estarem altas durante todo esse período ou aumentarem de vez em quando, haverá necessariamente um aumento nos níveis de hemoglobina glicada.

Dessa forma, o exame de hemoglobina glicada consegue mostrar uma média das concentrações de hemoglobina no sangue nos últimos 3 meses .

Os valores da hemoglobina glicada indicam se a pessoa está, ou não, com hiperglicemia.

Valores normais da hemoglobina glicada:

  • Pessoas sadias: entre 4,5% e 5,7%
  • Pacientes já diagnosticados com diabetes:abaixo de 7%
  • Anormal próximo do limite: 5,7% e 6,4% e o paciente deverá investigar para pré-diabetes
  • Consistente para diabetes: maior ou igual a 6,5%

Curva glicêmica

Curva glicêmica simplificada é um exame para medir a velocidade em que, após a ingestão, o corpo absorve a glicose. No exame, o paciente ingere 75g de glicose para que seja feita a medida das quantidades da substância no sangue após duas horas da ingestão.

Esse exame é usado para o diagnóstico, medindo no tempo zero e após 120 minutos.

Os valores de referência são:

Em jejum: abaixo de 100mg/dl

Após 2 horas: 140mg/dl.

Já, a Curva glicêmica maior que 200 mg/dl, após duas horas da ingestão, de 75g de glicose é suspeito para diabetes.

Condições para ser diagnosticada Diabete:

  • Sintomas de urina e sede intensas, perda de peso apesar de ingestão alimentar, com glicemia fora do jejum maior que 200 mg/dl.
  • Hemoglobina glicada maior que 6,5%, confirmada em novo exame.
  • Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl em, pelo menos, duas amostras em dias diferentes.
  • Uma dosagem de hemoglobina glicada associada à glicemia de jejum maior que 200 mg/dl, juntamente com outros sintomas de diabetes.
  • Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após ingestão de 75g de glicose.

No mais, fique atento, e se surgirem sintomas como fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, que são os mais comuns no caso do diabetes, procure o quanto antes um médico para que possa fazer o diagnóstico.