Que as varizes são um verdadeiro incômodo, disso ninguém duvida. Isso porque além do enorme desconforto estético que podem ocasionar, esse problema ainda pode causar dores, inchaço e outros sintomas bastante desagradáveis.

No entanto, muito mais do que saber como tratar as varizes, é essencial saber como prevenir essa condição. Por isso, nada melhor do que conhecer mais sobre as suas principais causas.

Uma ótima dica para prevenção é usar algum produto para varizes e o varilux crema funciona perfeitamente para tratar as varizes.

Afinal, quais as causas das varizes

Resumidamente para quem não sabe, as varizes nada mais são do que vasos deformados e dilatados. Elas surgem quando a válvula desse vaso que leva o sangue para o coração é sobrecarregada e apresenta falha.

A consequência é que o sangue se acumula naquela região e fica mais visível e sensível. Agora que entendemos isso, vamos conhecer quais as causas principais das varizes:

  • Sexo biológico

Mulheres apresentam uma maior propensão a desenvolver esse problema por causa dos hormônios, tal como a progesterona. Ele favorece a dilatação dos vasos e acaba diminuindo a força da parede deles, dificultando o funcionamento das válvulas.

É por isso que as mulheres apresentam uma chance de 2 a 3 vezes maior de ter essa condição se comparada com os homens.

  • Gestação

Tanto por causa das alterações hormonais quanto por causa do aumento de peso, a mulher gravida tem uma maior chance de desenvolver varizes.

No caso do peso, o problema é que há um aumento na compressão das veias, favorecendo essa condição.

  • Sedentarismo

Mais do que as válvulas dos vasos que ajudam o sangue a voltar para o coração, o corpo ainda conta com outros mecanismos, que são a bomba da panturrilha e a bomba plantar.

Assim, cada vez que pisamos no chão ou contraímos os músculo da pena, o sangue é bombado com mais intensidade. Portanto, quando se é sedentário, sem praticar exercícios, o corpo não se beneficia desses mecanismos, sobrecarregando ainda mais as válvulas.

  • muito tempo na mesma posição

Trabalhar o dia todo sentado pode acabar afetando a saúde dos vasos, por causa do excesso de compressão em algumas regiões, favorecendo o surgimento de varizes.

Já quem trabalha de pé muito tempo e se movimenta pouco, tem a gravidade como inimiga, dificultando o caminho do sangue para cima, em direção ao coração.

Essas são apenas algumas causas das varizes mas a recomendação é sempre falar com seu médico!