Não há a menor dúvida de que as varizes são problemas que realmente podem causar um grande desconforto físico, além do estético, claro. O que muita gente não sabe é que elas podem ser classificadas de acordo com seus sintomas, indo do 1 até o 6.

A partir da classe 4 é que temos as varizes inflamadas, que é quando também aparecem manchas acastanhadas na pele ou algumas reações cutâneas como sensação de coceira, vermelhidão e a área fica mais úmida, como se houvesse uma aguinha saindo da pele.

No caso das varizes 4 em diante, a pele tende a ficar mais brilhosa e dura ao toque, perdendo a sua elasticidade natural.

Para saber se é um caso de varizes inflamadas, é essencial consultar um médico, preferindo sempre um especialista cirurgião vascular ou angiologista.

Principais sintomas das varizes

  • Dor: o paciente pode sentir uma dor intensa, provocando o desejo de sentar-se a fim de aliviar o sintoma.
  • Ardor: essa é uma consequência relacionada com a sensação de dor que o paciente está sentindo
  • Sensação de peso nas pernas: os pacientes podem sentir uma sensação que é descrita como peso nos membros inferiores, que pode piorar principalmente ao fim do dia.
  • Inchaço: isso pode acontecer especialmente nos pés e tornozelos, embora toda a perna possa apresentar o edema.
  • Coceira: costuma acontecer especialmente na região onde as varizes se destacam

Caso você esteja experimentando algum desses sintomas, a recomendação é sempre procurar um médico especialista, para identificar o estágio do problema.

Somente assim será possível determinar qual é a melhor forma de tratamento, considerado cada caso individualmente.

Tratamento varizes inflamadas

De uma forma geral, as varizes inflamadas são tratadas de duas formas básicas, que é cirurgia ou espuma.

Para decidir qual o melhor tratamento o médico deverá considerar o estágio da doença, o estilo de vida que o paciente tem e outros fatores, como histórico familiar do problema.

Somente o especialista é que poderá determinar qual é a melhor forma de resolver a questão de forma segura e eficaz.

Alguns cremes contribuem muito para melhora, Varigold é um creme natural que cumpre bem esta função!

A diferença entre um cirurgião vascular e um angiologista é a seguinte: o angiologista é o profissional que faz o tratamento com espuma enquanto o cirurgião vascular é o que pode fazer tanto o tratamento com espuma quanto a cirurgia, ou seja, atua nos dois tratamentos que são os mais utilizados para esse problema.

O mais importante de tudo é salientar que não é incomum que esses dois profissionais atuem em conjunto, a fim de proporcionar os melhores resultados de tratamento para o paciente.

Isso porque eles irão estudar a saúde do paciente, o quadro de varizes, idade, histórico e todos os detalhes importantes.