Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença, ou seja, cerca de 6,9% da população nacional.
Para quem não sabe, a Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente de insulina, ou a má absorção desse hormônio, que é o responsável por regular a glicose no sangue, garantindo energia para o organismo.
Então, a diabetes pode causar o aumento da glicemia cujas altas taxas podem levar a uma série de problemas, no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos e, em casos mais graves, até à morte.
Tipos mais comuns de diabete
A diabetes pode se apresentar de diversas formas, possuindo diversos tipos diferentes, mas os mais comuns são:
Diabetes tipo 1
A Diabetes do tipo 1 acomete cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil, 5% e 10% do total, sendo uma doença crônica não transmissível e hereditária.
Embora a diabetes tipo 1 apareça geralmente na infância ou adolescência, ela pode ser diagnosticado em adultos também.
O ideal é que quem tenha parentes próximos com a doença façam exames regularmente, para poder acompanhar a glicose no sangue.
O tratamento para controlar a glicose no sangue nesse tipo de diabetes, é feito com o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos.
Ainda não se sabe a causa do diabetes tipo 1, por isso, a melhor forma de se prevenir da doença é adotando hábitos saudáveis, investindo e uma boa alimentação e atividades físicas regulares.
Diabetes tipo 2
Já, a diabetes tipo 2 acontece quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida, tendo sua causa mais relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Portanto pode ser tratada mais tranquilamente com remédios naturais que ajudam a diminuir o açúcar no sangue, o GC 99 é super eficiente para isto.
Além disso pode ser tratada controlada tendo uma alimentação mais saudável e fazendo atividades físicas com frequência.
Principais sintomas da Diabete
Sintomas da diabete tipo 1:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Sintomas da diabete tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
De uma forma geral, os principais sintomas da diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Como prevenir
Independente do tipo de diabetes, tanto a tipo 1 como a 2, sem dúvida, a melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas, enfim, adotando hábitos saudáveis.
É preciso considerar que hábitos saudáveis evitam não só a diabete, como também, uma série de outras doenças crônicas, até mesmo, o câncer.
Vale considerar que o diagnóstico precoce é o primeiro passo ter sucesso no tratamento da diabete. Por isso, assim que perceber seus sintomas, procure logo um serviço de saúde, principalmente, se estiver urinando demais e sentindo muita sede e muita fome.
Deixe uma resposta