Quando falamos em saúde a alimentação está entre um dos fatores mais importantes para uma vida saudável.

Assim podemos concluir que assim como alguns alimentos podem causar doenças quando usados de forma errada, outros podem evitar e até mesmo ajudar na cura de algumas doenças, quando usados de forma correta e equilibrada.

Sempre é bom lembrar que, quanto mais natural for sua alimentação (frutas, verduras, legumes, grãos, farinhas integrais etc.) mais saudáveis serão.

Todo alimento rico em potássio ajuda a eliminar o líquido (através dos rins) e assim um afrouxamento das artérias. Desta forma diminui a quantidade de volume que circula reduzindo a pressão.

Vamos conhecer então alguns alimentos que podem ajudar a combater a hipertensão. Evitar o excesso de sódio também é essencial.

São eles:

  • Espinafre

O espinafre é um alimento em destaque no combate a hipertensão pois e’ altíssimo na quantidade de potássio.

Todas as folhas verdes escuro são benéficas para prevenir várias doenças, até mesmo o câncer.

  • Abacate

Também rico em potássio o abacate quando consumido com equilíbrio é uma ótima opção para combater a hipertensão.

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Só não pode acrescentar açúcar e leite condensado porque desta forma você estará consumindo uma bomba calórica.

  • Banana

A banana está no topo das frutas mais ricas em potássio e também é uma ótima opção para combater a hipertensão.

Outro benefício de consumir a banana é que ela libera no organismo um hormônio que está ligado sensação de bem estar e proporciona um relaxamento dos músculos funcionando como um hipotensor.

  • Clara de ovo

Estudos afirmam que a clara do ovo contém grande quantidade de proteína que oferece um excelente poder de vasodilatação.

Também deve ser consumida com moderação e como os estudos não comprovaram suas propriedades após o cozimento o ideal seria consumir crua.

  • Alho

Também contém substâncias que tem o efeito hipotensor (baixam a pressão).

A recomendação é que seja consumido cru ou adicionado ao final da preparação do alimento de modo que não passe pelo cozimento.

  • Frutas vermelhas

Algumas frutas como mirtilo, morango, framboesa e amora possuem ação antioxidante que aumenta o colesterol bom e reduz o colesterol ruim facilitando a circulação e mantendo a pressão arterial nos níveis normais.

  • Grãos

Praticamente todos os cereais e grãos ajudam a combater a hipertensão.

As fibras reduzem a absorção de gordura no organismo e equilibram as taxas de colesterol ruim (LDL) e o bom (HDL).

  • Suco de beterraba

Rica em nitrato, que é uma substância que auxilia no relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo do suco facilita o fluxo do sangue no organismo.