Quer saber como a alimentação pode ajudar a tratar as hemorroidas? Quer descobrir o quais alimentos são mais adequados para combater esse problema? Então, confira nesse artigo.

Ninguém merece passar por todo o desconforto, constrangimento e, muitas vezes, até dor, que são alguns dos sintomas causados pelas hemorroidas.

Embora exista tratamento para as hemorroidas, na maioria das vezes, elas vêm como consequência de maus hábitos, tanto alimentares como de estilo de vida,  por isso, nem sempre basta tratá-las, é preciso toda uma conscientização do problema, do que está causando a doença.

Por isso, para acabar com as hemorroidas é preciso investir em uma alimentação adequada, aumentando o consumo de fibras, já que elas melhoram o trânsito intestinal e facilitam a evacuação, e também, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Em alguns casos a pessoa não consegue nem mesmo se sentar, o que causa muito constrangimento, sendo preciso utilizar almofadas próprias.

Já, algumas pessoas precisam recorrer à medicamentos para diminuir a dor e a inflamação.

Porém, existem ainda casos mais graves e recorrentes, sendo necessário, então, se apelar para cirurgia, sem dúvida uma alternativa para aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas, porém, não é uma solução definitiva, pois elas podem aparecer novamente.

Ou seja, só investindo em uma mudança de hábitos no dia a dia torna possível solucionar, de vez, o problema.

E como a alimentação exerce um papel fundamental nessa questão, resolvemos mostrar aqui a alimentação e hábitos adequados para tratar as hemorroidas.

  1. Tomar 2 litros de água por dia

Se em qualquer situação é fundamental beber muita água diariamente, quando alguém sofre de hemorroidas isso é ainda mais urgente, já que a água torna as fezes mais macias, facilitando a sua saída e, consequentemente, diminuindo a dor ao evacuar. A dica é beber, pelo menos, 2 L de água por dia.

  1. Comer alimentos ricos em fibras

As fibras ajudam no funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre que, aliás, é uma das causas de hemorroidas. No mais, alguns alimentos  facilitam a evacuação, como frutas e verduras e pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo, por exemplo.

  1. Evitar doces

Um dos alimentos que podem agravar as hemorroidas são os doces e todas  as fontes de carboidratos, como arroz, batata ou massas, que fazem com que as fezes fiquem mais duras.

  1. Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros ou suplementos naturais como o hemo control costumam ser de enorme ajuda no tratamento de hemorroidas, ajudando a acabar com a dor e desconforto, tais como:

  • Banho de assento com castanha da índia
  • Banho de assento com sais de Epsom
  • Banho de assento com cipreste
  • Pomada caseira de hamamélis

Cuidados necessários

Também são recomendados alguns cuidados especiais no tratamento das hemorroidas, que são:

  • Evacuar sempre que sentir vontade;
  • Evitar ficar fazendo muita força para evacuar;
  • Evitar pegar peso;
  • Evitar ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, para não enfraquecer os músculos da região anal.

Enfim, deve-se mudar os hábitos, como um todo e, principalmente, os alimentares, para conseguir tratar e fazer com que as hemorroidas não tornem a aparecer. Adotar um novo estilo de vida é fundamental, mantendo o intestino funcionando corretamente, evitando, assim, o surgimento, a volta, ou o agravamento das hemorroidas.